Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38878

Compartilhe esta página

Título: A escolha pelo curso e o nível de satisfação discente: evidências empíricas a partir de estudantes de administração.
Autor(es): TORRES, Chasnor Bruno dos Santos
Palavras-chave: Ensino superior; Administração; Estudantes universitários; Satisfação
Data do documento: 7-Jul-2017
Citação: TORRES, Chasnor Bruno dos Santos. A escolha pelo curso e o nível de satisfação discente: evidências empíricas a partir de estudantes de administração. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O curso de Administração agrega o maior número de alunos matriculados no ensino superior no Brasil. Em um curso com dimensões tão grandes várias propostas procuram analisar aspectos envolvidos com a satisfação do discente. Esta pesquisa procura compreender se os estudantes de certa IFES que escolheram o curso de administração como primeira opção têm nível de satisfação superior em relação aqueles discentes que não escolheram o curso como primeira opção. A satisfação foi baseada na qualidade percebida e no serviço educacional prestado ao discente com base em três atributos: (1) IFES, (2) Estrutura da IFES e (3) Curso, de acordo com questionário elaborado por Mainardes e Domingues (2008) e respondido por 147 discentes matriculados, dos semestres 2011.1 à 2016.2. Após a coleta de dados, a amostra foi dividida em dois grandes grupos independentes e o tratamento dos dados se apoiou no teste de médias para amostras grandes e independentes, seguindo os procedimentos apontados por Larson e Farber (2010). Com a análise dos dados se verificou que não existem evidências suficientes para apoiar a afirmação de que os estudantes que escolheram o curso de Administração como primeira opção tem nível de satisfação superior aos que não escolheram e que a indiferença em relação a satisfação é o resultado a partir da amostra aleatoriamente selecionada no campus onde foi realizada a pesquisa. Os resultados podem ajudar aos Gestores da IFES na busca de melhorias e trazem profundidade e riqueza a linha de pesquisa e a investigação da hipótese aqui trabalhada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38878
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TORRES, Chasnor Bruno dos Santos.pdf353,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons